CONFERENCISTAS CONFIRMADAS
CONFERENCISTAS CONFIRMADAS
Bruna Ribeiro Martins
Fiz minha graduação em filosofia pela UFMG (2012-2018), meu mestrado em filosofia moderna (Cetismo Moderno) pela UFMG (2018-2020), e atualmente curso o doutorado em filosofia pela mesma instuição (2022 -), dedicando-me a Isotta Nogarola (1418-66). Tenho empenhado minha atenção para o campo das mulheres na filosofia. Participo como membro da linha de pesquisa Mulheres no Renasicmento, e colaboro com a linha Maquiavelinas, ambas vinculadas ao grupo de Ética e Filosfia Política da UFAL. No campo de Republicanismo, tenho como referência os trabalhos do Laboratório de Estudos Republicanos (LER). Tenho construído com amigas e colegas de formação (Natália Tavares, Denise Damaris e Ana Teresa Campos) o Gira - grupo de estudos políticos, que busca ser um espaço de fomento ao debate em torno de questões como igualdade e liberdade política, alicerçadas na plurallidade (tomamos como norte Arent e o que ela reivindica como escritores poíticos e buscamos dar centralidade para campos como feminismo e questões de gênero). Da experiência do Gira, nasceu o Griot (hoje composto po mim, Denise Damaris e Alessandra Magalhães), grupo de estudos que pretende discutir o lugar da palavra na ancestralidade africana e ameríndia. Os grupos ainda estão sendo amadurecidos e em vias de formalização em breve.
Cristiane Maria Marinho
Possui graduação em Filosofia pela FAFIFOR - FACULDADE DE FILOSOFIA DE FORTALEZA (1983), Especialização em Economia Política pela UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (1995), Mestrado em Filosofia pela UFPB/UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2000), Doutorado em Educação pela UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2008), Doutorado em Filosofia pela UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2020),Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (2011). Atualmente é Professora Emérita da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ e Professora de Filosofia vinculada ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social - MASS. - Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, sujeito, sociedade, poesia, política, história, marxismo, objetividade e conhecimento, História da filosofia no Brasil, pós-modernidade, Filosofia da Educação, Serviço Social, Gênero, Foucault, Deleuze e Filosofia da Diferença.
Flávia Roberta Benevenuto de Souza
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com estágio de doutoramento pela EHESS-Paris (2008-2009) . Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Maquiavel, teoria política, renascimento italiano, formação humanista, teoria das formas de governo, republicanismo, mulheres na filosofia do renascimento e educação das mulheres.
Maria Isabel de Magalhães Papaterra Limongi
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná e pesquisadora do CNPq. Sua pesquisa versa sobre as relações entre Estado e sociedade no pensamento político moderno - em especial, nos pensamentos políticos de Thomas Hobbes e David Hume, dedicando-se no presente a pensar as raízes do conceito de Democracia moderna no século XVIII, sob a ótica desta relação.
Mariana Dias Pinheiro Santos
Doutoranda em Filosofia na Universidade Federal do Paraná, bolsista CAPES. Membro da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII), da Société internationale d'étude du dix-huitième siècle (SIEDS), do grupo de pesquisa de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Sergipe, do grupo de pesquisa de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Alagoas, e do Grupo de Estudos de Luzes Britânicas da Universidade Federal do Paraná. Atualmente dedica-se à pesquisa sobre o ideal de polidez na filosofia das luzes da Grã-Bretanha.
Mariana Lins Costa
Possui graduação em Licenciatura em Filosofia (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2009). Doutorou-se em Filosofia pela mesma instituição com período sanduíche na Laurentian University of Sudbury (2015). Realizou estágio pós-doutoral em Filosofia na Universidade Federal de Sergipe, de 2019 a 2023. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará.
Renata Dias Ribeiro
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (2017) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (2020).Atualmente é doutoranda pelo Programa de pós graduação em filosofia (PPGF), da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e filosofia politica contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia das multidões, Sigmund Freud e Gustave Le Bon.
Silvana de Souza Ramos
Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Fez doutorado-sanduiche na Université Paris I - Panthéon/Sorbonne (2008-2009), sob supervisão de Renaud barbaras. Fez estágio como Visiting Professor na Università Ca'Foscari (2017), onde lecionou sobre o tema do totalitarismo. Desde 2014, é docente do Departamento de Filosofia da USP; desde 2018, Livre Docente; desde 2015, docente do PPGFil/USP; desde 2023, docente do PPG Multidisciplinar em culturas e identidades brasileiras do IEB/USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, em Filosofia Francesa Contemporânea e Estética. Estuda intersecções entre filosofia, gênero e imagem. Dirige o Grupo de Estudos de Política e Subjetividades (DF/USP), do qual participam seus orientandos de graduação e de pós-graduação. É editora dos Cadernos Espinosanos (USP) e membro do corpo editorial de diversas revistas na área. É também membro dos seguintes Grupos de Trabalho da Anpof: GT Filosofia Francesa Contemporânea e GT Raça, Gênero e Classe, e uma das administradoras da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Atualmente estuda a obra de Gilda de Mello e Souza, filósofa e crítica de arte brasileira, e prepara um filme sobre a obra das filósofas no Brasil.
Telma de Souza Birchal
Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. Aposentada em 2021, mantém o vínculo com a UFMG como Professora Voluntária. Concluiu o Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo no ano de 2000, na área de História da Filosofia, tendo publicado o livro O eu nos Ensaios de Montaigne (2007) e vários artigos sobre Montaigne, Pascal e Descartes. Mais recentemente, pesquisa sobre Mulheres na Filosofia, especialmente Marie de Gournay. Na área de Ética e Bioética, realizou pós-doutoramento (2007-2008) na Universidade de Oxford (Uehiro Centre for Practical Ethics), e Estágio Sênior em Notre Dame University (2015), ambos com bolsa da CAPES. Tem interesse especial no tema da identidade pessoal, assim como em seus desdobramentos tanto no que diz respeito à identidade da mulher quanto em questões bioéticas.Publicou artigos sobre ética e reprodução humana e orientou teses em bioética e ética evolucionista. Dedica-se também a temas ligados ao ensino de Filosofia, tendo participado da elaboração do Conteúdo Curricular para o Ensino Médio para o Estado de Minas Gerais. Fez parte da Diretoria da ANPOF, gestões 2009-2010 e 2011-2013. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG 2013-2015. Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais no Comitê de Avaliação Filosofia da CAPES de 2016 a 2018. Membro do CA Filosofia do CNPq. (2022-2025). Vice Presidente regional mineira da Sociedade Brasileira de Bioética (2023-2025).
Thana Mara de Souza
Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenadora do GT de Filosofia Francesa Contermporânea entre 2012 e 2014. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sartre, Beauvoir, fenomenologia, filosofia e psicanálise, e filosofia e gênero.
Veronica Calado
Possui graduação (2009) e mestrado (2017) em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (UNICURITIBA), bem como graduação (2021) e mestrado (2023) em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é estudante do programa de doutorado em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (PGFILOS/UFPR), na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política. Participa da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES18).
Viviane Magalhães Pereira
Professora dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio de pesquisa sanduíche na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica filosófica e Ética. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: o pensamento de Hans-Georg Gadamer; Hermenêutica como teoria e método; Hermenêutica e Filosofia prática; origens da Ética contemporânea; Ética e Feminismo; a Ética do cuidado de Carol Gilligan. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq Hermenêutica Filosófica e Ética e o GT Filosofia Hermenêutica da ANPOF. Participa da Red IberoAmericana de Hermenéutica e da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE.